Thinking no background 2
<!--:pt-BR-->Ascensão e queda do planejamento estratégico<!--:--><!--:en-->Rise and Fall of Strategic Planning<!--:-->
20Ago

Ascensão e queda do planejamento estratégico

Livro do Mês

Henry Mintzberg, um dos 10 mais influentes pensadores da área de administração segundo o Wall Street Journal. Autor de “Safari de Estratégia” e “MBA? Não Obrigado!”, apresenta em “Ascensão e queda do planejamento estratégico” de maneira metódica e detalhada toda a historia do planejamento estratégico, desde sua disseminação nas grandes organizações a partir de 1965.

Percorrendo de modo sistemático o desenvolvimento do planejamento estratégico através das ultimas décadas, Mintzberg critica o “status quo” desse processo organizacional. Para o autor a ação de planejar requer tempo e análise, enquanto a estratégia é simples e informal. Talvez esteja aí o fato de tantos planos muito bem elaborados terem falhado através dos tempos.

Apesar do notável rigor acadêmico já conhecido de Mintzberg, o livro possui uma sequência lógica, interessante e que prende o leitor perpassando por questões como modelos, armadilhas e falácias do planejamento e da estratégia. Ao final a obra expõe as mudanças e algumas reformulações que envolvem o cenário e os atores do planejamento estratégico, especialmente os planejadores e seus papéis. 

Leitura indispensável para quem trabalha com estratégias organizacionais, desde sua elaboração, passando pelo planejamento, chegando a sua implantação e acompanhamento. Também pode ser aproveitado com parcimônia em disciplinas de graduação e pós-graduação quem envolvam o tema.

Wandick Leão
Wandick Leão

Mestre em Administração de Empresas pela (FEI) - Faculdade de Engenharia Industrial (2016). Administrador de Empresas pela (FIG) - Faculdades Integradas de Guarulhos (2013). Na esfera empresarial tem experiência no setor público e privado, onde atuou como profissional de operações tanto em serviços como em manufatura, nas Prefeituras de Santa Isabel e Arujá, Montarte Plataformas e Elevadores, PlanMetal Estruturas Metálicas, Gestamp Automoción e AGENDE - Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos. Na área acadêmica, foi docente das disciplinas de matemática, finanças e estatística nos ensinos, fundamental, médio, técnico e superior. Atualmente se dedica às atividades de docência, pesquisa e consultoria em Gestão de Serviços.