Thinking no background 2
<!--:pt-BR-->Gemba Walk<!--:--><!--:en-->Gemba Walk, o que é isso?<!--:-->
15Jun

Gemba Walk

Caixa de Ferramentas

Recentemente, fui desafiado por uma Escola de Educação Executiva a falar sobre Lean Manufacturing em apenas 10 minutos.

Bem.... como a Cultura Lean busca eliminar o que não agrega valor, a apresentação em anexo entendo ter atendido as expectativas.

Durante muitos anos de minha vida corporativa, e por sempre ter estado muito perto da fabrica, tive o hábito e o privilégio de praticar o "Gemba Walk", mesmo antes de conhecer a ferramenta e de saber que essa prática tinha esse nome.

Praticar o Gemba Walk, é caminhar por onde as coisas acontecem! Pode ser tanto um hábito de caminhar pelo chão de fábrica, visitar uma obra, um edifício em construção, quanto o escritório central ou a filial de vendas, ou até mesmo acompanhar o seu vendedor numa visita ao cliente.

O foco dessa atitude é entender como os processos acontecem, perguntar para o funcionário por que ele faz daquela forma e entender o que agrega e o que não agrega valor.

O respeito aos funcionários é fundamental!

Os funcionários devem perceber que a preocupação dos gestores é em entender e melhorar os processos, e principalmente em identificar desperdícios. Outro objetivo do gemba walk é o de identificar procedimentos e atitudes inseguras.

gemba.walk_2.pdf

TagLean
Pedro  Cortonesi
Pedro Cortonesi

Pedro Cortonesi é Engenheiro Eletricista formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com Pós-graduação em Marketing, Especialização em Empreendimentos na área de Petróleo e Mestre em Administração de Empresas na área de Gestão da Inovação. Possui mais de 30 anos de experiência na indústria, sendo grande parte na área comercial, em posições de Marketing & Vendas, em empresas de médio e grande porte. Pedro é atualmente Senior Marketing Manager na Schneider Electric e sócio licenciado da Bizup Consulting, empresa de consultoria empresarial. Pedro também é professor da Febracorp University na área de Inteligência de Mercado.