Recentemente, fui desafiado por uma Escola de Educação Executiva a falar sobre Lean Manufacturing em apenas 10 minutos.
Bem.... como a Cultura Lean busca eliminar o que não agrega valor, a apresentação em anexo entendo ter atendido as expectativas.
Durante muitos anos de minha vida corporativa, e por sempre ter estado muito perto da fabrica, tive o hábito e o privilégio de praticar o "Gemba Walk", mesmo antes de conhecer a ferramenta e de saber que essa prática tinha esse nome.
Praticar o Gemba Walk, é caminhar por onde as coisas acontecem! Pode ser tanto um hábito de caminhar pelo chão de fábrica, visitar uma obra, um edifício em construção, quanto o escritório central ou a filial de vendas, ou até mesmo acompanhar o seu vendedor numa visita ao cliente.
O foco dessa atitude é entender como os processos acontecem, perguntar para o funcionário por que ele faz daquela forma e entender o que agrega e o que não agrega valor.
O respeito aos funcionários é fundamental!
Os funcionários devem perceber que a preocupação dos gestores é em entender e melhorar os processos, e principalmente em identificar desperdícios. Outro objetivo do gemba walk é o de identificar procedimentos e atitudes inseguras.