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04Set

Matriz de Ansoff

Caixa de Ferramentas

A matriz de de Ansoff, é um modelo útil na fase de desenvolvimento da estratégia de crescimento de uma empresa e aborda duas dimensões, produtos e mercados.

Embora seja uma ferramenta criada já faz seis décadas, (por Igor Ansoff em 1957 para ser exato!) ela pode facilitar e organizar o processo de discussão das estratégias de crescimento da empresa.

Quatro são as estratégias de crescimento apresentadas na matriz Produto/Mercado, cada uma com um grau de risco diferente:

 

  • Penetração de Mercado: Vender mais do mesmo produto ou serviço nos mercados existentes. A ideia principal é ganhar volume de produção e portanto, otimizar custos.
  • Desenvolvimento de mercado: Vender mais do mesmo produto ou serviço em novos mercados. Esses novos mercados podem ser tanto geográficos, incluindo internacionalização, ou funcionais quando o mesmo produto é usado em aplicações diferentes (essa estratégia pode demandar algumas pequenas modificações do produto).
  • Desenvolvimento de Novos Produtos: Vender novos produtos nos mercados existentes. Esses produtos podem ser acessórios dos produtos existentes ou ainda complementares.
  • Diversificação: Vender novos produtos em novos mercados. É sem dúvida das quatros estratégias a mais arriscada. Demanda também algum esforço de comunicação interna e externa do porque a organização adotou essa estratégia.
Pedro  Cortonesi
Pedro Cortonesi

Pedro Cortonesi é Engenheiro Eletricista formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com Pós-graduação em Marketing, Especialização em Empreendimentos na área de Petróleo e Mestre em Administração de Empresas na área de Gestão da Inovação. Possui mais de 30 anos de experiência na indústria, sendo grande parte na área comercial, em posições de Marketing & Vendas, em empresas de médio e grande porte. Pedro é atualmente Senior Marketing Manager na Schneider Electric e sócio licenciado da Bizup Consulting, empresa de consultoria empresarial. Pedro também é professor da Febracorp University na área de Inteligência de Mercado.