Thinking no background 2
<!--:pt-BR-->Strategy and Business Dynamics Workshop<!--:--><!--:en-->Strategy and Business Dynamics Workshop<!--:-->
23Out

Strategy and Business Dynamics Workshop

AcademiaGestãoThinking Business

Esse final de semana eu tive a oportunidade de participar do Strategy and Business Dynamics Workshop conduzido pelo Prof. Kim Warren.

“Dinâmica de Sistemas” é uma metodologia de modelagem matemática para o entendimento de problemas complexos. Embora tenha sido desenvolvida ainda nos anos de 1950 dentro do MIT pelo Prof. Jay Forrester, eu pessoalmente só a conheci faz dois anos, dentro da academia e durante o meu mestrado.

Reconheci a metodologia como muito interessante para aplicação prática no ambiente corporativo, principalmente para a construção de cenários durante as fases de planejamento estratégico e de grandes investimentos, com o intuito de melhorar a qualidade da tomada de decisão. No entanto constatei também que ela mais orbitou durante esses quase 60 anos, o ambiente acadêmico do que as salas de reunião das organizações.

Para ser justo, a metodologia também tem sido usada na definição de políticas e investimentos públicos que compreendem ciclos mais longos de causa e efeito.

Portanto foi uma grata surpresa o workshop conduzido pelo Prof. Kim Warren, porque sua abordagem, foi justamente trazer a metodologia para um ambiente possível de ser utilizado de forma mais amigável dentro das corporações e com ciclos bem mais curtos.

Isso faz total sentido, pois os ciclos tecnológicos estão cada vez menores sendo um importante driver para o surgimento de novos modelos de negócios impactando de fora significativa o ambiente competitivo.

A ferramenta desenvolvida pelo Prof. Kim Warren, embora exija conhecimentos dos fundamentos de Dinâmica de Sistemas é muito mais user friendly e interativo, permitindo uma maior facilidade na modelagem de problemas das organizações.

Pedro  Cortonesi
Pedro Cortonesi

Pedro Cortonesi é Engenheiro Eletricista formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com Pós-graduação em Marketing, Especialização em Empreendimentos na área de Petróleo e Mestre em Administração de Empresas na área de Gestão da Inovação. Possui mais de 30 anos de experiência na indústria, sendo grande parte na área comercial, em posições de Marketing & Vendas, em empresas de médio e grande porte. Pedro é atualmente Senior Marketing Manager na Schneider Electric e sócio licenciado da Bizup Consulting, empresa de consultoria empresarial. Pedro também é professor da Febracorp University na área de Inteligência de Mercado.