Esse final de semana eu tive a oportunidade de participar do “Strategy and Business Dynamics Workshop” conduzido pelo Prof. Kim Warren.
“Dinâmica de Sistemas” é uma metodologia de modelagem matemática para o entendimento de problemas complexos. Embora tenha sido desenvolvida ainda nos anos de 1950 dentro do MIT pelo Prof. Jay Forrester, eu pessoalmente só a conheci faz dois anos, dentro da academia e durante o meu mestrado.
Reconheci a metodologia como muito interessante para aplicação prática no ambiente corporativo, principalmente para a construção de cenários durante as fases de planejamento estratégico e de grandes investimentos, com o intuito de melhorar a qualidade da tomada de decisão. No entanto constatei também que ela mais orbitou durante esses quase 60 anos, o ambiente acadêmico do que as salas de reunião das organizações.
Para ser justo, a metodologia também tem sido usada na definição de políticas e investimentos públicos que compreendem ciclos mais longos de causa e efeito.
Portanto foi uma grata surpresa o workshop conduzido pelo Prof. Kim Warren, porque sua abordagem, foi justamente trazer a metodologia para um ambiente possível de ser utilizado de forma mais amigável dentro das corporações e com ciclos bem mais curtos.
Isso faz total sentido, pois os ciclos tecnológicos estão cada vez menores sendo um importante driver para o surgimento de novos modelos de negócios impactando de fora significativa o ambiente competitivo.
A ferramenta desenvolvida pelo Prof. Kim Warren, embora exija conhecimentos dos fundamentos de Dinâmica de Sistemas é muito mais user friendly e interativo, permitindo uma maior facilidade na modelagem de problemas das organizações.